PS3 aberto à pirataria

Publicado: 21/08/2010 por Gustavo em Games
Tags:, , , , ,

Após praticamente 4 anos sem ter sua proteção comprometida, o PS3 finalmente sucumbiu aos esforços para torná-lo um sistema aberto a back-ups e homebrew (leia-se jogos piratas). Essa semana, diversos vídeos apareceram na internet exibindo um acessório que, conectado à uma das portas USB do PS3, faz com o que o console consiga rodar jogos previamente copiados para um HD.

Empresas que distribuem modchips para consoles receberam pacotes misteriosos, vindos de Hong Kong, que continham um pequeno acessório que se parece com um pendrive. A partir daí, diversos vídeos apareceram na internet de pessoas rodando jogos copiados no HD de um PS3 com o uso do acessório. Os caras do Digital Foundry analisaram as informações e atestaram, o acessório realmente funciona.

O truque provavelmente consiste em inserir um código ao ligar o PS3 para que ele entre no modo debug, ou seja, o modo dos sistemas usados para desenvolver jogos. O aplicativo para copiar os jogos, que podem ser gravados em um HD externo também (prático, não?),  já encontra-se disponível na internet, mas não funciona sem o dispositivo USB. Acredita-se que o acessório é derivado de ferramentas que a Sony utiliza para recuperar consoles com o sistema operacional corrompido e, como isso é algo que afeta diretamente o hardware, é uma situação mais complicada para a Sony corrigir.

É fato que a Sony enfrentará um grande problema com o surgimento desse acessório, porém, ainda há meios da empresa conseguir proteger a sua propriedade intelectual e a dos outros desenvolvedores. Uma nova atualização de firmware obrigatória deve aparecer em breve para impedir que o código malicioso seja inserido no console e, vendido por 140 dólares, o acessório deve ser um investimento muito arriscado para um método que vai durar pouco (apesar da possibilidade de chineses copiarem o dispositivo por engenharia reversa e vendê-lo a preços menores, como aconteceu com os chips Matrix para PS2).

A proteção do PS3 foi exemplar nessa geração e foi um dos motivos da Sony ter trazido o console para o Brasil (com o PS2 eles resolveram ganhar dinheiro em cima da venda de consoles, por isso o preço elevado). Resta saber se esse acessório vai vingar e quais vão ser as consequências para o mercado.

Gustavo
leu muitas piadas falando que a Sony vai desabilitar as portas USB do PS3

Anúncios
comentários
  1. harrysickboy disse:

    po..senti que isso tava chegando perto semana passada, quando começou a invasão de blu-rays falsos nos camelódromos de são paulo…bem…anyway, eu vou continuar comprando jogo original.. mas cá entre nós…bem irônico isso …tendo em vista que semana passada tivemos o anúncio do lançamento “oficial” do ps3 no brasil…que timing da sony hahahaha

  2. Estêvão disse:

    Anarquia!

  3. harrysickboy disse:

    Humm realmente interessante, mas c eu conheço os bons engenheiros japoneses….eles iram corrigir esse errinho em NO-TIME….. afinal no meu super trunfo de países Japão tem Inteligencia 85…enquanto a china tem somente 72.
    Os dados não mentem.

  4. SteamGruber disse:

    Humm realmente interessante, mas c eu conheço os bons engenheiros japoneses….eles iram corrigir esse errinho em NO-TIME….. afinal no meu super trunfo de países Japão tem Inteligencia 85…enquanto a china tem somente 72.
    Os dados não mentem

  5. SteamGruber disse:

    É por essa razão que eu odeio dividir PC……publiquei com a conta alhei…auahaua xD

    • thisisbhering disse:

      Lembrei aquela história em que o professor reclama que as redações de férias de dois irmãos estavam idênticas e eles respondem que era óbvio já que eles haviam viajado para o memso lugar.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s