Gears of Wars for Dummies

Publicado: 01/08/2010 por SteamGruber em Games
Tags:, , , , , , ,

Nós reconhecemos nosso erro de nunca termos falado em Gears of War 3, postando um pequeno trailer do novo jogo. Mas sinto que é uma obrigação nossa dar uma pequena aprofundada no assunto, afinal, mesmo sendo uma franquia “nova”, ela se tornou uns dos carros-chefe da empresa de Bill Gates. E como o GearsManíaco que sou, peguei para mim a obrigação de apresentar um Background do Universo do Gears e ainda falar sobre o terceiro jogo da série, que promete dar um final definitivo aos esforços de sobrevivência dos pobres Brucutus. Claro que não poderei narrar todos os grandes momentos do jogo, este é só um resumão com o intuito de ensinar os leitores que não possuem um Xbox 360 a história do jogo. Então peguem suas Lancers e preparem-se, porque muito sangue irá rolar. ( Aviso de antemão, o post ficou um pouco longo e tem muitos spoilers. BEWARE !!!!!!)

Muitos podem dizer que não gostam da violência, outros que não gostam do estilo das personagens (estou falando com você, Estevão) mas todos devemos concordar que GEARS OF WAR foi um divisor de águas nos TPS. Desenvolvido pela Epic Games e tendo Cliff Bleszinski como seu diretor, a saga dos COGs reinventou os jogos de tiro em terceira pessoa, refinando o sistema de câmera visto em RE4 (uma das grandes influências da série) e introduzindo ao gênero um sistema de batalha com o uso do cover, que hoje é muito utilizado em outros jogos por aí. Mas Gears não foi meramente um belo jogo com ótima mecânica e muito sangue, não, ele tinha uma História, com H maiúsculo. E o que era para ser apenas mais um joguinho qualquer virou um verdadeiro fenômeno que alavancou vendas da nova geração da Microsoft.

Gears of War

Assim que o jogo começa levamos um tapa na cara. Primeiro porque eles não se dão ao trabalho de nos contar absolutamente nada da história. Sabemos que nosso personagem está preso, isso fica óbvio ao constatar que estamos em um lugar apertado e sujo, mas nada além disso. E isso é apenas mais um fator recorrente nessa franquia, você sempre vai pensar que perdeu alguma coisa, que pulou alguma animação, mas é uma característica do jogo, sempre falar de eventos passados que não foram previamente explicados. Enfim, depois que começamos a jogar descobrimos que temos em nossas mãos Marcus Phoenix, um Brucutu herói do exército que foi preso por desrespeitar uma ordem militar ao tentar salvar seu pai. Mas o fato é que o cara é uma lenda viva e por causa da dificil situação que a humanidade se encontra, o exército foi forçado a liberar o cara para poder lutar. Mas que situação dificil é essa?? Porquê o exército precisa de um homem para enfrentar essa ameaça?? E afinal que ameaça é essa ???

Ameaça Detected !!!

Calma meus amigos, essa é toda aquela história anterior que o jogo não se dá ao trabalho de contar mas que eu irei. Toda a história de Gears of War se passa no Planeta Sera, um planeta muito parecido com a Terra mas com uma pequena diferença, ao invés de usar o petróleo como fonte de energia, ele tem o Imulsion, um líquido radiotivo que gera uma quantidade quase infinita de energia. Quando os habitantes de Sera descobriram que poderiam usar ele para essa finalidade os governos começaram a brigar sobre quem teria soberaria no controle do Imulsion, então se deu ínicio às PENDULUM WARS, que duraram cerca de 79 anos. Um pouco antes do final da guerra foi criada a  Coalition of Ordered Governments (ou COG), que tinha como finalidade por um fim à tal guerra (pense em uma ONU fascista). E a guerra chegou ao fim, mas não da forma mais amigável possível. Imagine só que na parte subterrânea do planeta morava uma outra raça inteligente, os Locust. Os Locust nunca se importaram com a soberania humana na parte superior da Terra, era cada macaco no seu galho, mas depois da destruição de quase todos recursos naturais do planeta e de uma guerra de 79 anos que o arrasou, os Locust não podiam ficar mais quietos (são um pouco lentos, eu sei, acredito que o departamento de decisões dos Locust se assemelha muito com o sistema dos Vogons…….vai saber), então eles decidiram reagir. O dia em que os Locust vieram à superfície para exterminar a raça humana ficou conhecido como THE EMERGENCY DAY, conta-se que nesse dia, 80% da populão mundial morreu. (o.O’) Os únicos que conseguiram reagir e salvar o restante da humanidade foram os COG, que logo receberam poder total sobre a humanidade instaurando instantâneamente um toque de recolher e uma Lei Marcial. A guerra contra os Locust já dura 14 anos e a humanidade esta cada vez mais perto de sua extinção.

Pronto, essa é toda a história anterior aos eventos do jogo que ele esquece de te contar, mas que conforme o jogador progride, vai conhecendo, algo que também deixa você mais interessado na jogatina. Gears nos ensina, entre outras coisas, que uma boa historia é tão importante quanto a ação, ouviu isso Modern Warfare 2? Mas vamos voltar à história de Marcus. Depois de liberado, por seu melhor amigo Dom Santiago, Marcus é integrado à força Delta, um esquadrão especial que tem como objetivo plantar um radar nos túneis Locust, para que o COG possa explodir tudo com uma bomba nuclear. Mas depois de um esforço dos infernos para chegar ao local para armar o dispositivo, constata-se duas coisas: primeiro, foi um plano idiota, o dispositivo conseguiu mapear muito pouco dos túneis Locust; segundo,  o pai de Marcus foi capaz de mapear uma grande parte dos túneis Locust. Ou seja, mais um mistério na história: como o pai de Marcus conseguiu realizar esse mapeamento? Essa questão infelizmente não teve resposta, ainda. Então, depois de uma bucólica volta para a mansão de seu pai ( Sim, Marcus é de uma familía nobre ou pelo menos bem abastada, whatever, eles tinham dinheiro) os COG descobrem um local perfeito para o lançamento da bomba nuclear. O primeiro jogo termina com o esquadrão delta conseguindo lançar a bomba nuclear, após uma feroz batalha em terras inimigas. EPIC WIN !!

E com a bomba, os Locust são exterminados e tudo fica bem, certo?? BÉÉÉÉÉÉÉ !!!!!! Errado. O segundo jogo começa com uma situação bem legal e mais um tapa na sua cara, mas dessa vez eles explicam o tapa. Acontece qua aquela bomba que você ajudou a explodir, não dizimou os Locust como esperado, eles sobreviveram e agora tem uma arma nova, uma arma que afunda cidades inteiras. Outra coisa legal, lançando uma bomba contra o habitat dos Locust obviamente sabe-se que o Imulsion também seria atingido. Ó, isso quer dizer que ele pegou fogo e queimou tudo??? BÉÉÉÉ !! Errado de novo, pequeno gafanhoto. A queima do imulsion deu início a uma nova doença que esta matando mais e mais soldados da COG, ou seja, se os números estavam reduzidos, agora estão ainda mais ( EPIC FAIL !!!). Diante dessa situação, o governo virou a chavinha do WHATEVER e resolver atacar os locust no seu habitat natural, ou seja, no subterrâneo .

C. Bleszinski e o lançamento de Gears 2

O segundo jogo é marcado por diversas situações incríveis, pequenos acontecimentos importantes (como o final da procura de Dom por sua esposa que é sem duvida a cena mais dramática da história dos games,  mais informações sobre o pai de Marcus, o descobrimento de uma base com testes em Locust, a destruiçao dessa nova arma que afunda cidades, o destino de um novo Gear, o Thai e etc), mas a parte mais importate e relevante para os acontecimentos futuros é a descoberta que os Locust também estão em guerra, uma guerra civil, que está fazendo eles apressarem o passo para a dominação da superfície. A guerra dos Locust é contra os Lambent, Locust que sofreram horrendas mutações graças à exposição ao Imulsion. O jogo acaba com a última fortaleza e esperança humana, Jacinto, sendo destruída e com os Gears fugindo de lá sem saber como será o dia de amanhã.

E parece que o amanhã começa em Abril de 2011. Depois que o vazamento de informações, de um equívoco da própria equipe da X-Box Live e de um anúncio oficial em uma entrevista para a tv americana, foi confirmado o capítulo final da saga.

Informação sobre o terceiro game da série vazada na Live

“GEARS OF WAR 3” se passa 18 meses depois da queda de Jacinto e mostra como ficaram os sobreviventes depois do desligamento do governo COG. Nesse último capítulo, os Locust não serão os únicos inimigos, uma vez que os Lambent também chegaram à superfície e querem se apoderar dela, transformando tudo numa guerra de três frentes, sem aliados e somente um será vitorioso. O jogo irá contar com novos personagens como: Jace Stratton (personagem principal da Graphic Novel do Gears, uma integração interessante se me permite dizer), Clayton Carmine (irmão mais velho de Anthony e Benjamin, “KIA” nos outros dois jogos da série), Anya Stroud (essa é velha de guerra, mas finalmente ela irá pegar em armas nesse capítulo, nos outros ela era só uma mera Mei Ling….xD). Porém, não somente as personagens serão novidades, teremos também armas novas (shotgun com cano duplo = HELL YEAH), novos locais (como florestas, algo inovador para a série), um mecha que irá ajudar nos combates mais problemáticos. Segundo o próprio CLIFFYB. todas as perguntas dos gamers sobre a história e sobre as personagens serão respondidas. A história está recebendo uma mão da autora de livros do Universo Expandido de Star Wars, Karen Traviss, que já tem uma experiência com Gears, tendo escrito 2 livros do “universo Expandido” de Gears e estar trabalhando em um terceiro.

Por tudo que já foi prometido para o terceiro game e por tudo que a série passou para chegar até aqui, esse lançamento não pode ser considerado nada mais do que IMPERDÍVEL para qualquer fã de Gears of War e para os gamers em geral. Definitivamente, Gears cravou seu nome na história dos grandes games de todos os tempos e o seu final não poderia ser de outra forma senão apoteótico.

SteamGruber

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s