Internet de cara nova

Publicado: 22/05/2010 por Gustavo em Design
Tags:, , , , , , , ,

Qualquer pessoa que tenha usado o Google recentemente deve ter percebido as mudanças no visual do buscador. Ele ganhou uma barra de ferramentas de pesquisa na lateral e até o logo foi redesenhado. Mas não foi só o Google que sofreu um redesign da interface, alguns dos sites mais populares da web também entraram nessa onda.

Percebendo que, além de um bom conteúdo, uma interface fácil de usar é essencial para manter as visitas às suas páginas, vários sites da web sofreram alterações em seu visual. Começando com o próprio Google, que já havia feito mudanças sutis na sua interface, mas agora passou por uma mudança drástica.

Clique na imagem para aumentá-la

O Google apostou em personalização com as opções de exibição e tentou dar maior destaque para as ferramentas de pesquisa, agora organizadas num menu lateral, uma configuração comum em muitos sites e que faz bom uso do espaço da tela, principalmente em monitores widescreen.

Mas nem sempre um menu lateral é a melhor escolha, o que nos leva ao segundo caso de redesign de interface, o globoesporte.com

acima: um exemplo de redesign focado em usabilidade

Um site muito procurado por quem quer saber as últimas notícias esportivas (e qual foi o último campeonato em que o Flamengo foi eliminado) , o globoesporte.com utilizava a configuração de menu na lateral esquerda, mas ela era pouco eficiente. O menu lateral possuía itens demais, o que faz o usuário perder tempo procurando o link desejado e ainda era preciso descer a página para visualizar todas as opções. Um site como esse possui um público-alvo muito diversificado, o que deixa o processo de redesign da interface bem trabalhoso, porém, eles foram felizes na solução adotada. O menu saiu da lateral e foi para a parte de cima da tela, deixando um espaço só para as notícias, que, divididas em três colunas, lembram a diagramação de um jornal. O menu, antes abarrotado de links, ganhou agora uma configuração drop down, onde os links estão organizados sob categorias de fácil visualização (notem o espaço branco que dá destaque às categorias).

Assim como aconteceu no site do globoesporte.com, outros designers tiveram a visão para perceber que, salvo algumas exceções, uma página limpa é uma página mais eficiente.

É o que podemos observar no site da Wikipedia

Wow, tão "clean"!

Ah, a Wikipedia, a mãe dos trabalhos feitos na véspera! Com tantos usuários desesperados, é claro que o designer deveria atentar para as questões de usabilidade. Assim como no antigo site do globoesporte.com, a página da Wikipedia possuía um menu lateral com itens demais. O usuário comum não perde tempo olhando cada um deles (que o diga alguém que tem um trabalho pra entregar no dia seguinte!) e, pensando nisso, o designer adotou uma solução parecida com a do site anterior, implementar um menu drop down e organizar os links em categorias, como “languages” (afinal, você não precisa ver que o artigo que você está lendo também está disponível em esperanto). O menu continuou na lateral, porém, quem saiu de lá, foi o campo de busca e foi parar no canto superior direito, que é uma localização mais intuitiva de acordo com a experiência de navegação em outros sites (olhem onde está a busca nas duas imagens anteriores).

Já vimos que itens demais são um problema, mas e itens de menos? Existem sites em que a “limpeza” foi tão radical que a usabilidade acabou sendo prejudicada. É o caso do deviantART

Podia ter um menu em todo esse espaço vazio...

deviantART é um famoso site que reúne artistas com o objetivo de expor suas criações e, em seu mais recente redesign, parece que deixaram a funcionalidade de lado para focar na estética. Aqui, o designer foi tão rigoroso na limpeza quanto o Estêvão analisando um lançamento de Wii. Os itens ficam escondidos em poucas categorias, o que faz com que muitas opções fiquem no mesmo lugar.

More?! MORE?! só pode tá de brincadeira...

Eu até imagino o tom daquela opção: Sim, ainda mais itens… >_> O resto da interface ainda é inconsistente, há paginas onde a pesquisa (umas das principais ferramentas num site cujo objetivo é exibir arte!) simplesmente some!

É preciso achar um meio termo entre itens demais ou de menos numa interface e o designer dispõe de ferramentas para auxiliá-lo a encontrar esse ponto. Uma delas é a pesquisa com o público-alvo. Muitas vezes, um  redesign pode ser mal recebido simplesmente porque quem utiliza o site não foi ouvido, isso aconteceu com o YouTube

Percebam nessa interface que o desiZANGIEF!!!!

Era óbvio que a interface do YouTube precisava de mudanças. De novo, tínhamos itens demais e os elementos visuais eram mal organizados. O designer conseguiu resolver a maior parte dos problemas da interface, mas será que o público gostou? No lançamento da nova interface, o blog do youtube falava orgulhosamente das mudanças, como apenas dois botões para dizer se você gostou ou não de um vídeo (baseado em estatísticas que mostravam que a maioria das pessoas só colocava 1 ou 5 estrelas) mas o que se via nos comentários era uma enxurrada de críticas. A maioria dos usuários pedia pela volta da antiga interface pois não estavam conseguindo navegar com a nova. Muitas pessoas não conseguiam, por exemplo, encontrar a descrição do vídeo, agora abaixo da imagem e o link para o mesmo, que ficou dentro da categoria “compartilhar”. O YouTube é um site que passou muito tempo com a mesma interface defasada e as pessoas se acostumaram com ela ao ponto da mudança ter sido muito radical.

Percebe-se nesses casos que o foco da interface é a pessoa que vai utilizá-la. O designer, além de aplicar o seu conhecimento técnico, tem que dar especial atenção ao feedback dos usuários na hora de desenvolver a nova cara de um site conhecido. Assim, não só a experiência de navegação do usuário melhora, como também tem-se aquela impressão de site novo que só um bom redesign de interface consegue.

Gustavo

adora o cheirinho de interface nova

Anúncios
comentários
  1. thisisbhering disse:

    Seu maldito simpatizante de astecas

  2. rafthehay disse:

    Boa análise, bem completa, Gustavo! :]

    (Ainda bem que o estevão não sabe que eu de fato tenho mó apreciação por astecas XD)

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s