Virada Cultural 2010 – São Paulo – Nós Fomos !!!

Publicado: 21/05/2010 por harrysickboy em Coisas da vida
Tags:, ,

No último fim de semana, ocorreu em São Paulo um evento de proporções homéricas, a Sexta Virada Cultural, e tendo Cultura como praticamente o assunto principal do nosso blog ( sim, claro, nós tendemos um pouco mais pro mundo de cultura gamística, porém não deixamos de apreciar cultura pop em geral) resolvi passar minhas impressões deste tão único evento.Pra começar, 50% da equipe desse blog foi (os caras que moram em Sampa, Estevão e eu mesmo), acompanhado de dois escudeiros, meu irmão e o amigo Gus, ah e fica aí a dica, ir num evento desse sozinho é uma má idéia.Leve os amigos e aproveite 100% da festa.

Não que nós tivemos a chance de aproveitar 100% do evento (o que de certa forma só Marty McFly conseguiria, tendo em vista que grande parte das atrações ocorreram simultaneamente), porém nós conseguimos presenciar um evento único, algo que valeu o ingresso da virada (NOT, a virada era totalmente free), nós presenciamos o show de ninguém menos que…. SIDNEY MAGAL.

Sim, o rei do pop-brega-oitentista brasileiro em pessoa (inclusive com a abertura da Musa Avó de todos, Rita Cadillac).Sidney como sempre esbanjou carisma, com seu repertório típico, que inclui entre outros os hits “Sandra Rosa Madalena” e “Tenho”, o cigano mais querido do Brasil que contava com uma humilde banda de apoio, conseguiu conquistar o público.Sem tirar o fato que num show do Sideny você não dança só, você se diverte e racha o bico, o cara é muito engraçado, com seu ar de “Sedutor” e sua cara de pau inconfundível ele arranca gritos e risos da platéia.

Mas a virada não viveu só da Onipotência de Sidney Magal, não não, teve música pra tudo quanto era gosto.Teve Cpm 22, Pity,Velhas Virgens (com cover de Adoniran Barbosa !!), Trivium, Buena vista, nelson sargento, simonal, jair rodrigues, clube do balanço, raimundos, arlindo cruz,Tribo de Jah,Planta e Raiz,Mallu Magalhães ..uffa e isso é tudo que eu consigo lembrar de cabeça.Porém,entretanto, contudo..nossa “equipe” parou no show do Sidão mesmo.Na verdade, antes de Sidney Magal fazer sua entrada apoteótica no Palco do Arouche, teve um show uma encenação de dança mixada com playback vagabundo da musa-vovó do pornô brasileiro, Rita Cadillac (que de tão importante nem estava na lista de shows) mas fica a citação, continuo contanto como se tivessemos ido em um show apenas.
Ao longo de toda a noite, dezenas de shows rolaram, porém nós resolvemos ver o outro lado da Virada Cultural. Sim, tem outras coisas que não shows na Virada.Teve por exemplo exibição de Filmes, com nota especial pra exibição da Mostra de Filmes do Godzilla que ocorreu no cine windsor, (que na minha opinião deveria ser um evento a parte, poxa quando será a próxima vez que terei chance de ver 12 horas seguidas de Godzilla???).

Mas dos eventos Não-Musicais o que mais chamou atenção, foi um espaço reservado na Praça Roosevelt para a realização dos mais diferentes tipos de atividades relacionados com o universo nerd, e este espaço foi chamado de, “DIMENSÃO NERD”.E a Dimensão Nerd foi o que realmente fez desta virada cultural 2010 uma coisa única.Esta área da Virada destinada a todos os nerds de plantão, foi um espaço especial idealizado para abrigar todo tipo de atividade cultural ligada á cultura nerd, coisa que não existia nas viradas passadas (nascida graças a reclamações dos nerds que queriam uma área dedicada a eles no Mega-Evento).No espaço em questão você encontraria todo tipo de nerd já catalogado, fã de Star Wars,Star Trek, Rpgzistas,Otakus,Vikings e etc.

Instalada na Praça Roosevelt, a Dimensão Nerd foi dividida em 2 ambientes, na parte de cima ficava o palco, aonde bandas como a J-Squad tocaram, na parte de baixo era onde estavam os  estandes/quiosques , vendendo desde pingentes vikings (eu comprei um) até revistas em quadrinhos na promoção.Na hora que passamos na DN, nenhum dos grandes eventos progamados estava rolando (as 23 a maior parte dos eventos progamados pra rolar na DN deram um break, e só iriam recomeçar as 17h do dia seguinte, sim, certos nerds vão pra cama cedo) então acabamos perdendo o hype(hype este que incluiu desde desfile de personagens do Star Wars até exibição de cosplay), o máximo que rolou a noite de grande na DN foram batalhas campais, que eu de fato nunca tinha visto ao vivo…e curti!!!

Porém apesar de perdermos a elite da DN,não me diverti menos lá de madrugada.Pois mesmo com os shows não rolando, e nem os desfiles Star Wars ocorrendo o que me animou na dimensão nerd na madruga foi o ambiente em si.Achei meio paradoxal numa “virada”  não rolar shows a noite na DN, mas claro, os organizadores pensaram nos fãs menores de idade.Claro tem o que melhorar pra próxima virada, mas mesmo assim foi um belo passo pra nós, todos os fãs de cultura pop que residem no Brasil e carecem de eventos que reúnam a galera.

Então foi isso galera, um pouco da Virada pelos meus olhos.Eu espero ir de novo o ano que vem, e espero realmente uma evolução da Dimensão Nerd, que mostrou que potencial tem.E que venha mais eventos pra gente ir e escrever algo sobre.

harrysickboy

que de fato foi nesse evento, diferentemente da Gameworld que escreveu sem ter ido oO

Anúncios
comentários
  1. Rafthehay disse:

    Uau, que evento! Cara, só de ter Sindey Magal lá no palco já vale a pena. E essa tal dimensão nerd ficou legal também.

    Taí, acho que vou registrar pro meu calendário do ano que vem =D

  2. Gustavo disse:

    Boa! Que palhaçada da Gameworld XDD

    Queria que em Brasília tivesse um evento assim, mas em algumas ocasiões uma banda chamada Gaijin Sentai toca aqui. Fiquei sabendo que eles tocaram na virada.

    • harrysickboy disse:

      Sim,sim Gustavo, a Gaijin Sentai se apresentou na Dimensão Nerd no dia 16 as 17h.E nesse sábado eles vão se apresentar na Virada Cultural do Interior (é igual a da capital só que ocorre em diversas cidades do interior paulista).

  3. thisisbhering disse:

    Live long and prosper yo

  4. amanda trigs disse:

    acho que nao sou nerd o suficiente para extrair percepçoes tao ricas do show do sidnei magal…mas confesso que me trouxe uma certa motivaçao para a Virada 2011.rs

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s