Imersão Econômica

Publicado: 25/04/2010 por rafthehay em Games
Tags:, , ,

Como dirigir um Focus como se fosse uma Towner

Sempre que vou numa loja de games como a Super Games, vejo à venda aquelas mega cabines para jogar simuladores de corrida. Só a cabine custa mais que um PS3 inteiro, então certamente está fora de meu planejamento econômico. Então, como todo bom brasileiro, umas gambiarras e um pouco de criatividade me permitiram jogar GT5 Prologue como Kazunori Yamauchi sempre quis!

O princípio é simples: baseado no fato de que o antigo volante Logitech Momo Force Feedback é compatível com o Prologue, tratei de tirar o aparato de uma caixa velha e instalar na sala. Comprado em 2005, o Momo é até hoje um excelente volante, seja pela forma do volante em si, pelo Force Feedback ou, claro, pelo design Momo. À época, custou aproximadamente 800 reais.

Entretanto, como em muitas salas por aí, minha TV não fica numa mesa de computador. Para posicionar o volante em frente à LG Flatron 29″, na qual o PS3 fica ligado com um cabo S-Video, tratei de puxar uma escada desmontável que estava na área de serviço. Gambiarra? Certamente, especialmente quando tem uma barra de ferro que passa logo acima dos pedais. Com os pés posicionados corretamente não tem problema, mas o conforto não fica à altura dos carros do jogo.

Em cima do estabilizador... um VMU!

Para completar o conjunto de dar inveja a qualquer Bentley por aí, improvisei uma cadeira de plástico daquelas que se usa na piscina. A posição de dirigir ficou semelhante a de uma van, mas GT5 é um jogo tão focado no jogador que eu me senti sentado no Lotus Evora que comprei para umas corridas online.

Naturalmente, apesar do tom humorístico mostrando essa gamestation de pobre, uma vez que me acostumei com o conjunto pude experimentar as emoções de GT5 de maneira bem aprimorada. O controle fornecido pelo conjunto pedais-volante do Logitech torna a dirigibilidade bem mais realista e divertida. Com um cabo Ethernet enfiado no PS3, participei de algumas corridas online e, apesar de ganhar todas, tive momentos de grande emoção nas disputas curva a curva.

Levei a melhor com o Evora sobre um Skyline GT-R e um Impreza WRX STi. Foi mal, Gustavo :D

Eu sei, é inevitável a piadinha agora. Vamos lá:

– Logitech Momo Force Feedback: R$ 800,00 (em 2005)
– Playstation 3 tijolão com 1 ano de uso: R$ 750,00
– Gran Turismo 5 Prologue emprestado do vizinho: R$ 0,00
– Mobília velha e esquecida na área de serviço: R$ 0,00
– Ownar uns noobs nas pistas de GT5: Não tem preço!

Rafael,

Joga PS3 numa TV CRT de proporção 4:3. Sim, pode me zoar.

comentários
  1. thisisbhering disse:

    HAhAHhahaha.

    Brilhante!!!

    Pontos extras por ter ownado o Gus

    • rafthehay disse:

      Valeu! Infelizmente não ownei o Gustavo propriamente dito, mas como ele é um fanboy daqueles carros que citei, é como se fosse :]

      • Gustavo disse:

        Infelizmente, porque eu te ownei no campeonato de Tekken 6 da DuK games e nos amistosos de brawl! >=)

        Mas ficou muito legal o seu sistema, finalmente está jogando como o Kaz queria!

  2. Rebeca disse:

    Rafaaa, a minha TV tb é de tubo, como vc bem sabe, e acho ridículo o povo zuar, como se fosse a coisa mais simples do mundo ir ali comprar uma mega TV de lcd/plasma e a gente só não compra porque não quer.

    Acredita que já deixaram comentário em vídeo que eu fiz pro GoW, dizendo que jogar games de PS3 numa TV de tubo era um pecado? Falei “não quer me dar uma de presente, então?”. Aff…

    Genteee, tem milhares de posts aqui que eu ainda não vi! OMG, odeio estar desatualizada. Ando ocupadona no trabalho, mas vou vir aqui me atualizar de noite, quando tiver um tempinho livre. xD

Deixar um comentário

