Adobe lança pacote de aplicativos CS5

Publicado: 15/04/2010 por Gustavo em Design, Notícias
Tags:, , ,

Nessa segunda, em evento realizado em São Paulo, a Adobe lançou oficialmente a sua suíte de aplicativos CS5. O CS5 é um pacote com mais de 10 programas de criação e manipulação de mídias digitais, incluindo: Photoshop, Indesign, Illustrator, Flash e Dreaweaver, um sonho de consumo para muitos e uma ferramenta de trabalho para designers.

A empresa também divulgou os preços para o Brasil, com uma nova política: programas em português são até 15%  mais baratos. Por outro lado, essa política pode ser vista como um valor adicional a se pagar para obter a versão em inglês, que traz os termos com os quais a maioria dos profissionais já estão acostumados.

O Rafael estava bastante empolgado com esse lançamento, então o convidei para falar sobre as novidades do CS5!

Eu admito que nunca estive tão ansioso com um lançamento da Adobe quanto agora com o CS5, cujo code-nome é White Rabbit. Claro, o CS4 quebrou barreiras quando incorporou o Flash, recém comprado da Macromedia. Entretanto, tive a impressão de que o Flash foi colocado meio às pressas. Agora, com o CS5, a Adobe fez um excelente trabalho no desenvolvimento da nova plataforma, a Flash 10.1.

Os maiores frutos dessa nova plataforma beneficiam designers e usuários finais. Agora, a integração do Flash com o inDesign e o novo Flash Catalyst permite a criação de conteúdo longe de qualquer linha de código. Isso mesmo, sites podem surgir sem que você tenha que sujar suas mãos com a graxa do código. Já para os usuários finais (e para lucro dos designers), o Flash agora também trabalha com o iPhone OS. Isso mesmo, é possível desenvolver conteúdo Flash para o iPhone!

Já para a galera que gosta de fazer montagens no Photoshop e coisas similares, uma nova ferramenta promete poupar tempo e, pros menos pacientes, tornar possível mexer em imagens de um jeito antes impossível. Trata-se do “Content Aware Fill”, uma ferramente que preenche áreas recortadas e movidas de acordo com o ambiente em volta. O que isso quer dizer? que se você selecionar o Gustavo numa foto e apertar delete, o lugar onde ele estava será preenchido de maneira inteligente por um fundo semelhante ao que está em volta. Como se o Gustavo nunca tivesse passado por lá =O Além disso, como de praxe, o Photoshop vai ficando cada vez melhor para fotógrafos, e traz sensacionais recursos para quem mexe com HDR, manipulação de elementos de camadas, e muito mais.

Outro ponto forte da nova suíte é a compatibilidade total com os sistemas 64-bit. Tal recurso se mostra extremamente valioso quanto se mexe com edição de vídeo no Premiere ou no After Effects, em que um preview de alguns segundos requer mais capacidade de processamento que qualquer tela com ação e tiros de Uncharted 2. Outro recurso legal pra galera do vídeo é um sistema de máscara inteligente pra rotoscopia que poupa horas e horas de trabalho.

Fora isso, nas versões mais recentes a Adobe tem trabalhado muito a integração dos programas, em muitos casos implementando soluções corporativas que, apesar de não parecerem úteis para usuários comuns da suíte, aumentam bastante a produtividade em empresas.

Meu veredito? Bem, digamos que eu estou querendo fugir do lugar-comum da pirataria desse tipo de software, e acho que agora chegou a hora.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s