Renato Russo – 50 anos

Publicado: 28/03/2010 por harrysickboy em Sem categoria
Tags:, , ,

DIA 27 DE MARÇO DE 2010.Neste exato dia, Renato Russo completaria 50 anos, meio século, caso estivesse vivo.Bem, falar de Renato Russo neste dia é até clichê, todo tipo de comunicação citou, homenageou, escreveu, fez recapitulações da carreira de Renato Russo hoje, só a condenação dos Nardonni foi assunto mais falado nesse sábado.Porém, clichês a parte, sinto na obrigação de pelo menos escrever alguma coisa sobre isso, passar este dia sem postar seria um crime.

Renato Russo nasceu no dia 27 de maio de 1960.Ele viria a ser conhecido como um dos maiores ícones da música brasileira.Renato se tornou um ícone da juventude, sem paralelos na história brasileira.Compôs grandes sucessos como por exemplo , “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica”, “Será, “Tempo Perdido”.Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, banda com influência do punk, surgida em 1978 e ”abortada” em 1982.Logo após sair do Aborto Renato conheceu o baterista Marcelo Bonfá e com ele iniciou o projeto de uma nova banda: a Legião Urbana. A formação inicial da banda foi Renato Russo no baixo, Marcelo Bonfá na bateria, Eduardo Paraná na guitarra e Paulo Paulista no teclado; os dois últimos saíram cedo da banda, Ico Ouro- Preto foi para a guitarra mas durou pouco. Depois de alguns desencontros, os dois resolveram chamar para a guitarra um garoto que jamais havia tocado tal instrumento, Dado Villa-Lobos, era abril de 1983. A Legião tanto fez que acabou caindo nas graças da EMI Odeon, que lançou o primeiro disco da banda.A Legião viria a se tornar uma das mais bem sucedidas bandas do cenário musical brasileiro (com 13 albúns lançados e mais de 20 milhões de cópias vendidas).Renato era para a Legião o que o Freddie Mercury era pro Queen, o que o Kurt era pro Nirvana, ele era a alma da banda, ele cantava, tocava e compunha.A Legião desenvolveu um estilo mais próximo do pop e ao rock, se afastando do punk do começo da carreira, na época do Legião as principais influências de Renato para compor eram Joy Division, The Smiths e The Cure.A banda veio acabar justo em decorrência da morte de Renato em 1996.

Bem, isso é um breve resumo do que era Renato Russo.Você que não conhece a obra de Renato Russo, primeiro pergunto: esteve congelado e só acordou agora? Segundo digo, DON’T PANIC, você ainda não é um caso perdido, o remédio é: ouça, sim, tem que ouvir Legião, tem que colocar aquele albúm de vinil comprado em um sebo na vitrola, aquele cd do seu pai no som ou mesmo baixar um mp3, mas tem que escutar Legião Urbana, e conhecer melhor a obra deste que é um dos maiores poetas da música brasileira.Faça isso e você estará salvo.

ALGUMA CURIOSIDADES SOBRE RENATO RUSSO

-Apesar do que todo mundo pensa Renato não era brasiliense e sim carioca, indo morar em Brasília somente aos 13 anos de idade.

-Seu sobrenome não era Russo, e sim Manfredini.Renato Manfredini Júnior era seu nome completo.Seu apelido em família era Juninho.

-Da onde vem o sobrenome Russo então?No fim dos anos 70, Renato adotou o sobrenome Russo como uma homenagem coletiva aos filósofos Jean-jaques Rousseau e Bertrand Russel e ao pintor Henri Rousseau.

-Quando criança era um menino recluso e tímido, que se trancava no quarto para ler a Enciclopédia Britânica e a coleção Os Pensadores.

-Renato era nômade quando criança!Chegando até a morar nos Estados Unidos.

-Começou a escrever Faroeste Cabloco quando tinha 19 anos de idade.Porém a música só foi lançada oficialmente em 1987.

-No começo da carreira Renato Russo quase pediu para fazer parte dos Paralamas do Sucesso. Durante uma entrevista em 1985, na Rádio Fluminense, do Rio, Renato confessou isso.

-Entre os 15 e 17 anos lutou contra a Epifisiólise, uma doença rara que enfraquece os ossos.

-Aos 18 anos assumiu para sua mãe que era bissexual.Em 1988 assumiu publicamente.

-Renato subiu ao palco pela primeira vez como ator, interpretando um texto do dramaturgo Tom Stoppard.

-Renato estudou jornalismo na CEUB – Centro de Ensino Unificado de Brasília.

-Antes de fazer sucesso como músico chegou a trabalhar no ministério da Agricultura e dar aulas particulares de Inglês.

-Ele também tentou a carreira de radialista, chegando a comandar um programa sobre Jazz.

-Os fãs faziam uma brincadeira com o nome da banda: chamavam-na de “Religião Urbana”, fato este, que não agradava Renato Russo.

-Morreu em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, em consequência de complicações causadas pela Aids.

-Era soropositivo desde 1989, mas jamais revelou publicamente sua doença.Quando morreu estava pesando 45 quilos.

-Renato Russo deixou um filho de 7 anos, Giuliano, cuja mãe ele não revelou. Mas diz-se tratar de uma modelo paulista que morreu em um acidente automobilístico.

-Renato Gravou 2 discos solo:The Stonewall Celebration Concert (1994), com canções em inglês e Equilíbrio Distante (1995), com canções em italiano.

-Renato disse que gravou em italiano por causa de sua ascendência italiana.Também disse que preferiu não gravar este segundo disco solo em português pois temia que as pessoas dissessem que o Legião tinha acabado.

-Renato amava música clássica.

Harrysickboy

Anúncios
comentários
  1. thisisbhering disse:

    AHn, era por isso que eu estava escutando Legião nas rádios o dia inteiro.

    Engraçado q o único integrante do blog que não é de Brasília se lembrou de fazer esse post.

  2. Ralph disse:

    O Renato era um pouco fresco demais, mas a lenda supera o homem….

  3. Rebeca disse:

    Nossa, um post sobre o Renato Russo. hehehe

    Por isso que eu gosto do blog de vocês, o conteúdo é bem diversificado. xD

  4. regina rousseau disse:

    SOLIDÃO CÓSMICA

    Caríssimo amigo,
    Por aqui, a vida segue seu curso normal. Nada mais natural.
    A Terra continua na sua carreira desabalada, cada vez mais acelerada, rumo ao novo milênio, cativando os terrestres com seu paraíso de vaidade, luxo, oco prazer e os germes da hipocrisia (hoje em dia bem aceita).
    O mal do século continua a solidão acompanhada pela ambição e pelo preconceito, isto não tem mesmo jeito.
    No Brasil, tentam novamente criar um clima de alto astral, tipo “Pra frente Brasil”, como nos dias de ditadura, te lembras?
    A essência permanece a mesma, só muda a aparência.
    O povo, como sempre aproveita a alegria fugaz, aquela epidemia ofegante do carnaval;
    a vitória por meio da Copa que virá para não se pensar nos problemas que virão.
    No geral, o quadro continua corriqueiro: um verão de blecautes, chuvas de granizo enchentes de escândalos, terremotos, tsunamis, e querem atribuir tudo ao El Nino.
    A dengue aumentou, estou dengosa; há casos de febre amarela, mas o câncer da alma diminuiu.
    O descalabro da educação para conseguir bolsas nas escolas públicas; o desemprego constante (eu e nossos amigos continuamos a procurar emprego); a cara de pau dos congressistas com mais uma convocação para sessões extraordinárias, ainda mais em ano eleitoral. Há sujeira e CPIS pra todo o lado, normal.
    Como vê, “a coisa continua coisando por aqui.” Nada mudou, mudam as estações; mas os dias são todos iguais, um tédio com um T bem grande.
    Poucos percebem o outono chegar, e aqui, na minha rua, há pólen no ar…
    Porém, sempre desvio meu olhar desse itinerário contemplativo para o ponteiro do relógio, que continua atrasado. Mas ainda é cedo!
    E para evitar o risco de cair no surto da apatia e da melancolia (você bem sabe dessa minha fraqueza), recomecei a terapia de caminhar de bicicleta todos os dias para espantar a tristeza, para que não seque e mirre o coração nem encolha a alma (já não tenho 1.60cm). Mas tudo bem! Por enquanto, deixe pelo menos, uma janela aberta para que eu possa, de vez em quando, te ver, amigo querido.
    Jamais ouvi dizer, que algum amigo tivesse esquecido o lugar onde enterrou seu tesouro, porque existem amigos, que são únicos, mas que irmãos.

    “O AMIGO AMA EM TODO O TEMPO E, NA ADVERSIDADE, ELE SE TORNA UM IRMÃO.” Provérbio 17, 17

    Regina Rousseau

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s