Economia sem Paranóia!

Publicado: 24/03/2010 por rafthehay em Coisas da vida
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O famoso posto 13R. Não é BR. Sério mesmo.

A menos que seu pai seja um magnata do petróleo que está lucrando in advance com o Pré-Sal, você deve saber que a nossa boa e velha gasosa é muito cara. E hoje em dia, mesmo que seu carro não seja exatamente seu, é no mínimo educado que você pague o combustível que vai utilizar nele.

Então, decidi mandar aqui umas dicas simples mas que permitem economizar uns trocados e de quebra ser um pouco menos vilão do meio ambiente e dos outros carros. Talvez as dicas pareçam batidas, mas de fato tentei deixar aqui só as mais essenciais, até porque ficar seguindo mil dicas faria do ato de dirigir um grande tutorial de jogo ruim.

1 – Cuide da máquina!

Tem carro ano 2006 que já tá desse jeito.

Não tem jeito. Você pode dirigir que nem um velhinho, ficar caçando posto barato e tudo mais. Se o óleo estiver velho ou o eixo desalinhado, vai tudo por água abaixo. Fazer a manutenção certinha, óleo, filtros, cuidar dos eixos e pneus do carro, não é tão caro quanto parece, e além de deixar seu carro andando bem melhor, economiza muito combustível.

“Ah, mas só o custo da manutenção já não compensa a economia de combustível”. Assim que seu carro parar na rua e você tiver que pagar uma manutenção DE VERDADE, você verá que compensa. E tem coisa pior que dirigir carro detonado?

2 – Olhe pra frente!
Pode parecer óbvio mas não é. Preste atenção em como você dirige. Maior parte das pessoas olha pro chão logo na frente do carro. Claro que os buracos estão por toda parte, mas não acha que é meio ridículo ficar dirigindo com uma visão focada em apenas 10m de pista, quando o para-brisa permite que você veja quilômetros e quilômetros à frente?

Observe um pouco mais o que acontece lá na frente, e você vai perceber que dá pra fazer conversões de faixa com muito mais antecedência e, mesmo andando um pouco mais “pé leve”, você muitas vezes consegue fluir pelo trânsito muito melhor que esses manés que ficam costurando em busca da faixa menos engarrafada. De quebra, a diminuição na quantidade de freadas, e as acelerações graduais decorrentes de um comportamento baseado na antevisão economizam MUITO combustível e aumentam muito a segurança sua e dos outros no trânsito. Além do mais, ficar olhando pro chão faz você parecer um motorista triste :(

3 – Fuja das tretas!
Naftalina no tanque, banguela, desligar o carro em descida, tanque com metade gasosa metade etanol… sempre tem um “jeitinho brasileiro” pra tudo, e como você deve saber em 101% dos casos é tudo besteira. Você ferra com o seu carro, aumenta os riscos de acidente e ainda fica passando a imagem do mané que quer se dar bem. As montadoras gastam milhões desenvolvendo motores e câmbios, e você acha que o Zé da oficina vai saber a fórmula mágica pro seu motor funcionar melhor? Ah, vá!

Vai abastecer o carro, não tem erro, pega uma gasolina aditivada e pronto! (A aditivada sim, é recomendada pelas fábricas e ajuda a manter o motor limpo, sem tretas). Na minhão opinião, bem pessoal mesmo, etanol não é combustível (assim como o Celta não é carro), carro é ou gasolina ou diesel, mas aí é extremismo meu. Só usa o que o fabricante recomenda, troca as marchas na velocidade certinha, calibra o pneu na medida certa e pronto! Se fosse pro carro ser mais econômico, você não acha que eles iam anunciar com todo o alarde que seu Vectra pode fazer 21 km/L se você jogar pó de giz no tanque do seu carro?

É isso aí, espero que tenha ajudado. Dirigir é uma atividade muito prazerosa (alguns acham até que pode ser mais legal que outras coisas ), é emocionante, e torna a sua vida mais fácil. Cuidar do carro direitinho e dirigir sem ser um louco torna tudo melhor, pra você e pros outros. Ah, e se você não gosta de dirigir, bem, tem gosto pra tudo!

Rafthehay
Faz questão de verificar o óleo do motor ele mesmo. Frentistas, pfft.

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comentários
  1. Gustavo disse:

    Hahahahaha, essa tag do carro asssassino! XD

    Ah, isso explica porque o consumo médio de quando eu estou dirigindo o carro é melhor que o do meu pai, mesmo eu fazendo as trocas de marcha em rotações bem maiores e raramente passando pra quinta. Ele está sempre mudando de faixa e freia bastante.

  2. thisisbhering disse:

    Meu professor de Civil I abasteceu neste post. Nào fez muito bem p/ o carro dele.

  3. Rebeca disse:

    Hahahaha só podia ser do Rafa este post. xD

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