Os Semiclássicos: Sunset Riders

Publicado: 12/02/2010 por rafthehay em Games, Semiclássicos
Tags:, , ,

Cavalgando ao por-do-sol

Bem-vindo à seção “Semiclássicos”, onde vou falar sobre games que deveriam ser – mas que de fato não são – clássicos! Pra começar, um jogo que habitou 3 entre 8 fitas de 7 em 1 do Super Nintendo, presença em alguns arcades, e integrante peculiar de um estilo de jogo conhecido pela sua apelação: Sunset Riders! 4 cowboys num mundo onde as recompensas são tudo. Billy, Cormano, Bob e Steve são os heróis que você pode escolher (ou você e um amigo, o jogo tem modo co-op) para sair atirando nas legiões de capangas que defendem latifundiários, índios e Jack Matador um perigoso vilão. Uma dica de início? Selecione Cormano, ele tem um sombrero. Sem mais.

A premissa do jogo é simples: ande por estágios atirando em tudo, colete power-ups, e desvie das ondas de balas de chumbo que seus inimigos mandam. Se essa descrição soa familiar, bem, pode-se dizer que Sunset Riders é uma versão faroeste daqueles jogos de nave que todos tanto gostamos e admiramos no YouTube. Você acha Ikaruga difícil? Sunset Riders é igual, mas o personagem tem o triplo do tamanho, move-se na metade da velocidade, e não tem benesses como escudos e especiais. Como se não bastasse, o jogo não tem nenhuma opção de save, password, nada!

Sunset Riders no século XXI

Olhando pelo que escrevi até agora, SR pode ser visto como um jogo puramente difícil e ruim. Não se engane, trata-se de um perfeito exemplar de bom jogo da época. Cutscenes curtíssimas precedem emocionantes lutas contra chefes (ao final da segunda fase você vai pirar quando ver o trem passando e a famosa fala “Draw Pilgrim”), em que tiros são dados sem remorso, o inimigo pula e se joga por todo o cenário, e aquela sensação de “como eu desviei disso?” impera. Na metade do jogo, uma bela (para os padrões) exibição de can-can servirá de descanso antes de partir para mais aventuras, e não demorará muito até você querer imitar as poses de comemoração de seu personagem favorito. Eu já disse que o Cormano é o mais legal?

"Foi quando correndo eu vi um cavalo de fogo ali..."

Mas o jogo não é somente tiros saindo pelo ladrão. As fases são muito bem boladas e trazem engenhocas que tornarão a aventura mais variada. Correr sobre estouros de boiada, cavalgar ao lado de um trem carregado, lutar pendurado num lustre de saloon, as situações são várias, e os controles não te deixam na mão! Complementando isso tudo, a trilha sonora traz músicas memoráveis, com destaque para os temas de chefe, e os gráficos fazem jus ao jogo. Jogando no modo co-op, pode ter certeza de que você e seu amigo tentarão diversas vezes passar pelos desafios, quer seja pela diversão de jogar as fases diversas vezes, ou pelo simples fato de que você perdeu todas as vidas.

Cavalgando ao por-do-sol

Jogo trata de temas como concentração de terras em latifúndios

Sunset Riders também teve versões para arcade e Mega Drive, mas enquanto essa primeira é difícil-quase-impossível de achar, a segunda esbarra nas limitações técnicas do hardware do sistema da Sega. Fique com a versão de SNES e seja feliz chutando o traseiro dos piores bandidos do faroeste!

Rafthehay,

Sabe a comemoração de cada personagem de cor.

Anúncios
comentários
  1. Gustavo disse:

    Woah! Esse deve ser tão difícil quanto Metal Slug, mas nossa, como é satisfatório passar de uma fase XD
    Lembrou o “Vash, o Estouro da Boiada” XDDD

    Sombrero > all

    adios, cool guy!

  2. thisisbhering disse:

    Uma época em que jogos do velho oeste eram bons.
    Interessante a variedade de fases e modos de jogo.
    Valeu por trazer esse jogo à nossa atenção Raf.

  3. Rebeca disse:

    Oi amiguinhosss! =D

    Meu irmão ama Sunset Riders, até hoje é um dos que ele mais joga (só que agora no emulador, né).

    Hahahah adoro Vash, O Estouro da Boiada! xD
    Mas também, se colocassem só “Vash, o Estouro” ou “Vash, a Debandada” ia ficar estranho pro povo entender o sentido. xD

  4. patrick disse:

    esse jogo e muito legal………obrigado por ter criado ele………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s